Revista de Psicanálise Periférica
http://www.periferica.periodikos.com.br/instructions
Revista de Psicanálise Periférica

Instruções e Políticas

Os materiais escritos encaminhados à Periférica deverão ser originais e inéditos (artigos,  traduções, resenhas e discussões de caso) e enviados ao email: psicanaliseperiferica@gmail.com e serão avaliados pelo Corpo Editorial.

As modificações e/ou correções que forem sugeridas, tanto em relação à composição quanto ao conteúdo dos textos submetidos, serão enviadas às respectivas pessoas autoras. Será estabelecido um prazo para que as correções sejam feitas.

Diretrizes para pessoas autoras:

I. Os textos devem ser submetidos via email (ou pelo site/plataforma).

II. Não cobramos quaisquer taxas para submissão, processamento e publicação de artigos.

III. Só aceitamos materiais escritos originais, (artigos, resenhas e traduções) de pessoas cuja prática, vivência e/ou residência se situe em territórios periféricos.

IV. Só serão aceitos arquivos no formato word (.doc ou .docx)

VI. Todo artigo deverá vir acompanhado, ao início, de título, resumo de 50 a 200 palavras e de 3 a 5 palavras-chave.

Obs.: Esta regra não vale para resenhas e para traduções.

VI. As resenhas só poderão ser aceitas se relativas a publicações que datem de, no máximo, 3 anos contados a partir do envio.

VII. No caso de traduções, a Periférica exige a autorização expressa do autor do original e da editora por motivos de direitos autorais.

VIII. São de inteira responsabilidade das pessoas autoras as ideias, opiniões e conceitos presentes em seus trabalhos.

IX. A pessoa autora deverá informar, quando do envio do trabalho, a sua afiliação institucional (caso haja), cidade, estado, país, e e-mail. Essas informações serão publicadas junto com o texto, caso ele seja aceito.

X. Ao publicarem neste periódico, as pessoas autoras aceitam que:

a) seus direitos autorais serão mantidos, concedendo à revista o direito de primeira publicação.

b) podem assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

c) os materiais escritos podem ser impressos desde que a fonte do periódico seja informada e a(s) pessoa(s) sejam devidamente creditados.

XI. As seguintes orientações técnicas devem ser obedecidas:

Fonte: Times New Roman, 12

Espaçamento: 1,5

Margens: Superior e Inferior: 2,5cm. Esquerda e Direita: 3cm.

Extensão de cada material escrito: mínimo de 2 e máximo de 20 páginas.

XII. Citações a partir de 3 linhas deverão ser destacadas do corpo do texto com um pulo de linha antes e depois. Além disso, elas devem ser feitas com recuo de 4 cm, fonte 10, espaçamento simples, sem aspas. Todas as citações, inclusive as com menos de 3 linhas, deverão conter referências em nota de rodapé.

Obs.: Quanto às notas de rodapé, é uma exceção aceitável, apenas para o caso de resenhas quando da inclusão de referências de citações do livro a ser resenhado, a simples

indicação da paginação entre parêntesis.

XIII. Cada referência bibliográfica completa poderá ser fornecida na sua primeira citação em nota de rodapé.

a) As eventuais novas ocorrências, não simultâneas, de uma mesma publicação seguirão o formato: Sobrenome, Inicial. Op. Cit., página (p.) ou seção / parágrafo (§) ou outro indicativo qualquer.

b) Para ocorrências idênticas simultâneas:

* Repetir o sobrenome do autor, caso o texto de origem citado seja outro (ou seja, não usar “Idem”)

* Usar “Ibidem” quando for repetido o autor e o texto de origem da citação. Se a paginação ou seção for a mesma, usar apenas o “Ibidem”.

* Se o texto for o mesmo, mas a paginação diferente, usar “Ibidem” seguido da paginação ou indicação de seção: Ibidem, p.xx ou Ibidem, § xx

c) Seguir-se-á as seguintes regras para a indicação da referência completa:

No caso de livros: SOBRENOME, Nome. Título do livro em itálico. Local: Editora, Ano de publicação.

No caso de coletânea (capítulo de livro): SOBRENOME, Nome. “Título do texto” entre aspas. In: Sobrenome, Inicial (org.) Título do livro em itálico. Local: Editora, Ano de publicação, Página inicial- final.

No caso de artigo: SOBRENOME, Nome. “Título do artigo” entre aspas. In: Título do periódico em itálico. Local: Editora, Número do periódico, Mês (caso não haja o número), Ano de publicação, Página inicial-final.

No caso de artigo de jornal: SOBRENOME, Nome completo. Título. Nome do jornal, Local de Publicação, p. #, data de publicação do jornal com o mês abreviado.

No caso de filme: SOBRENOME, Nome completo do produtor; SOBRENOME, Nome completo do diretor (ano) Título. Produção de Nome do Produtor, direção de Nome do Diretor. Local, Instituição, ano, duração do filme.
No caso de gravação ou música: SOBRENOME, Nome completo do compositor (Ano) Título da peça. In: Nome do disco. Local: Editora.

No caso do partitura: SOBRENOME, Nome completo do compositor (Ano) Título da peça. Local: Editora.

Obs.: A indicação de uma listagem final dos textos citados (referências bibliográficas)

pode ou não ser feita. Em caso negativo, a referência completa deve ser fornecida em nota de rodapé, quando da citação.

Em caso de mais de um autor, separá-los com ponto e vírgula. Se forem mais do que três, citar apenas o primeiro, seguido da expressão latina “et al.”

Se houver subtítulo, mencioná-lo logo após o título, antecedido de dois pontos.

Se houver uma indicação de edição, utilizar abreviatura dos numerais ordinais e da palavra “edição” logo após o título.

Exemplo: […] Título em itálico. (ano do livro original) 4ª ed. Trad. N. do Tradutor […]

No caso de, em nota de rodapé, a referência aparecer entre parênteses, os parênteses do ano original deverão ser substituídos por chaves:

Exemplo: (cf. SOBRENOME, Nome sem abreviar [ano do livro original] Título em itálico. Trad. N. do Tradutor. Cidade: Editora, ano da edição consultada).

Em caso de obra publicada virtualmente, inserir, ao final da referencia:

Disponível em: <endereço virtual com o link ativo>. Consultado em: dd/mm/aaaa.


Psicanálise Periférica

Share this page
Page Sections